Com os avanços tecnológicos, a agilidade se tornou uma necessidade no mundo corporativo, além de uma grande vantagem competitiva. No entanto, para que haja, de fato, um benefício, é necessário clareza e, sobretudo, comunicação.
Mensagens instantâneas enviadas por aplicativos ou plataformas podem induzir a sensação de alinhamento, porém, muitas vezes, elas funcionam apenas como um disparo automático de informações incompletas. Na prática, a falta de contexto e detalhes pode levar a interpretações incorretas e, consequentemente, provocar o efeito contrário do alinhamento desejado.
A fim de comunicar colaboradores e engajá-los, mensagens exigem contextos – o quê, por quê e para quem. Como todo diálogo, a comunicação é uma via de mão dupla, em que o mensageiro deve transmitir a informação completa para que o receptor tenha capacidade de interpretá-la como esperado e executar o que for necessário.
Outro ponto importante é a estratégia adotada para a transmissão de informações. Conforme o envio de mensagens instantâneas e rápidas se naturaliza no ambiente corporativo, torna-se ainda mais difícil definir quais são urgentes ou não. Diversos assuntos e demandas podem se misturar, perdendo o senso de priorização e dificultando o discernimento sobre a verdadeira relevância que cada um carrega. A longo prazo, esse hábito cria um time com uma comunicação falha, o que compromete a qualidade do trabalho.
Para tornar o alinhamento estratégico e eficiente, ele deve acontecer sob determinadas condições:
- Feito por meio de um canal oficial de comunicados e avisos
- Conter todas as informações detalhadas a fim de evitar ruídos
- Abrir espaço para dúvidas e sugestões dos receptores
- Acontecer em momentos-chave
Vale reforçar ainda que alinhamento e mensagem nem sempre caminham na mesma estrada. É preciso planejar e organizar tudo que deve ser passado, a fim de evitar interpretações equivocadas e transmiti-las moderadamente para que colaboradores possam potencializar seus resultados e conquistas.