Como as palavras influenciam na narrativa de uma empresa?

A construção de narrativas sobre empresas começa com a elaboração de um planejamento, que irá definir todas as mensagens e valores que devem ser transmitidos. Isso se dá pela seleção de palavras que irão compor as campanhas, materiais de imprensa, comunicados internos, entre outros. Afinal, é necessário que todos os públicos impactados pela organização recebam a mesma comunicação. 

Portanto, quando as marcas se comunicam com a imprensa, seja para comentar sobre questões que fortaleçam suas iniciativas ou para responder a temas sensíveis que estejam envolvidas, é necessário que o discurso feito esteja alinhado com os princípios da companhia..

Para que isso seja possível, a assessoria de imprensa deve elaborar materiais a fim de preparar os especialistas para falarem na mídia. Conheça alguns deles:

  • Mensagens-chave: reúne as principais mensagens que devem ser transmitidas pela organização e todos os seus colaboradores, destacando quais termos e palavras devem estar associados aos temas. 
  • Q&A: chamado de “Questions and Answers” (em português – perguntas e respostas), o documento compila todas as questões importantes com possibilidade de serem abordadas na imprensa por partes externas da marca, sejam elas positivas ou sensíveis. Neste material, são elaboradas perguntas que jornalistas podem fazer, em conjunto com as respostas que devem ser dadas. 

A utilização destes materiais irá moldar a forma como as narrativas sobre organizações serão lidas na imprensa. A escolha de uma palavra pode influenciar como o público irá interpretar uma situação e, até mesmo, criar sua visão sobre a empresa. Nesse sentido, é fundamental que haja uma seleção criteriosa das palavras ao abordar assuntos na mídia. 

Outros conteúdos

RP na Prática: como montar um mailing estratégico?

Concorrência em movimento: por que acompanhar outras marcas é parte da estratégia de comunicação?

Como combater as fake news e proteger a sua marca?