Como combater as fake news e proteger a sua marca?

Na era das redes sociais, saber como combater as fake news é um passo importante, pois o compartilhamento rápido de informações potencializa a viralização de conteúdos.

Hoje em dia, empresas investem na construção e proteção da reputação, uma vez que já é provada como um dos principais ativos intangíveis da indústria. Uma boa imagem na percepção do público leva para uma boa reputação, que tem impactos diretos e indiretos na performance da marca no mercado. Como, então, contornar as fake news?

Quais os efeitos das fake news?

Os primeiros aspectos a serem afetados pelas informações falsas são a confiabilidade e credibilidade da empresa, uma vez que geram desconfiança e prejudicam a percepção do público. Além disso, também são gerados impactos financeiros, em razão da desconfiança gerada. Clientes, fornecedores, investidores e demais stakeholders podem decidir reduzir verbas aplicadas na empresa, ou até mesmo retirá-las por completo, a fim de evitar prejuízos no futuro, resultando na diminuição da receita. Ainda mais, um outro aspecto que gera instabilidade para a organização é a insegurança, especialmente no quadro de funcionários. Os rumores negativos podem gerar incertezas sobre retenção de talentos, assim como também atrapalham a produtividade de atividades. 

O que fazer?

Antes de começar a responder à crise gerada, é necessário anteceder as pontuações dos problemas. Entre as razões que uma marca não consegue se recuperar de adversidades reputacionais, está o despreparo interno das equipes responsáveis ao serem acionadas para a resolução. 

No entanto, existem algumas etapas para serem seguidas durante o gerenciamento da crise. Confira abaixo:

1) Monitoramento contínuo

Acompanhar redes sociais e portais de notícias a fim de verificar o que está sendo falado sobre a marca. A depender do caráter das conversas geradas, serão necessárias ações ou respostas que atendam diretamente ao que está apontado. Ainda mais, com o monitoramento, é possível prever pontos de fraqueza da empresa, além de antecipar possíveis futuras crises.

2) Respostas ágeis

A agilidade para responder aos problemas também irá ditar como o público interpretará a crise. A emissão de comunicados oficiais, seja por meio de redes sociais ou de veículos de imprensa, com rapidez é essencial para o combate à desinformação.

3) Avaliação 

Após a finalização da crise das fake news, a empresa deve gerar um relatório analítico acerca dos problemas resolvidos, identificando ações de aprendizado e ajustes para situações futuras.

Portanto, as ações listadas acima podem contribuir para contornar a disseminação de informações falsas de forma eficiente e rápida. Além disso, a empresa também pode montar um plano estratégico  para combater as fake news e manter a credibilidade e fortalecer a reputação perante ao mercado. 

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