A comunicação interna desempenha um papel essencial na cultura organizacional. Além de manter os funcionários informados sobre o desenvolvimento de ações e resultados e reforçar os valores da marca, a área também tem poder de despertar o interesse e de promover atividades que engajem os colaboradores.
Quando falamos em ESG, pensamos em inclusão, meio ambiente e sociedade. Mas como os colaboradores de uma empresa podem apoiar esses projetos e suas parcerias?
Vivemos hoje em uma era tecnológica com diversos recursos que podem ser utilizados para fortalecer campanhas internas. O principal ponto de atenção, no entanto, não deve ser o que será feito, mas sim como. A interatividade, por exemplo, pode ser uma estratégia eficaz para engajar os colaboradores. Com a rotina de trabalho intensa, é importante priorizar atividades dinâmicas que estimulem a participação orgânica e que impactem positivamente os funcionários.
Para além dos modelos tradicionais de eventos corporativos, como palestras, a equipe de Comunicação Interna deve procurar meios que incluam a participação ativa do funcionário, tornando-o um agente daquela ação. Além disso, apresentar os resultados também é fundamental para manter a comunidade engajada.
O que pode ser feito para envolver colaboradores com as agendas ESG?
Antes de tudo, é necessário estabelecer as relações da empresa com os impactos no meio ambiente e estudar os indicadores sociais internos e de relações com stakeholders externos. Ter o panorama completo sobre o papel da marca nesses contextos irá ditar como as ações de comunicação interna serão desenvolvidas.
No aspecto ambiental, para conscientizar e engajar os colaboradores, uma opção é realizar um workshop para ensinar técnicas de plantio e cultivo em casa, além de criar uma horta comunitária no local do trabalho. No contexto ESG de modo geral, a comunicação interna pode organizar uma imersão prática dos projetos apoiados pela empresa, propor um quiz sobre taxas de inclusão e diversidade na organização, realizar workshops sobre temas relacionados ao conceito e muito mais.
Com a implementação de formatos interativos para ações de comunicação interna, cria-se uma cultura de trabalho mais unida, mas, sobretudo, engajada. A promoção destas atividades não só gera interesse, como também tem potencial para despertar sentimentos de orgulho e pertencimentos ao participar.
Dessa forma, a cultura organizacional é nutrida de forma sustentável e positiva, criando experiências únicas que podem tornar colaboradores mais comprometidos com a agenda promovida pela companhia.