A importância da manutenção da identidade da marca entre canais de comunicação

Quando falamos sobre identidade de uma marca, nos referimos a como ela deseja se apresentar ao mercado. Isso envolve elementos visuais, gráficos, posicionamentos, presença na mídia, porta-vozes, parcerias e muito mais. A construção desta identidade é fundamental para que a mensagem principal da empresa esteja conectada entre todos os canais que utiliza.

Conforme esses elementos são trabalhados de forma uniforme, a marca ganha força, reforça sua reputação, transmite credibilidade e constrói autoridade diante de seus públicos. Quando há incoerência entre o discurso institucional feito entre as plataformas utilizadas, gera-se confusão entre a audiência e enfraquecimento da imagem da marca, resultando no comprometimento da confiança entre a empresa e o público.

No entanto, a consistência da mensagem ocorre quando há planejamento e estratégia de comunicação alinhados. Para o desenvolvimento desse projeto de construção da identidade, é necessário avaliar diversos fatores que irão constituir e conectar todos os pontos de contato da marca com o mercado.  Confira abaixo:

1) Público
O estudo das necessidades, dores e interesses do público é fundamental para que a mensagem seja eficiente e relevante para gerar impacto e engajamento. A partir da análise de sentimentos e monitoramento de  interações, criam-se estratégias pertinentes e potentes para que a comunicação ocorra de forma eficaz.

2) Canais 
Com a definição de quais plataformas serão exploradas, é necessário entender que cada uma delas apresenta aspectos distintos que devem ser considerados no planejamento. A fim de potencializar a atuação da marca nestes espaços, deve-se adaptar formato, frequência, abordagem e tom de voz utilizados para que o público daquela rede seja impactado corretamente. 

3) Mensagem
A principal etapa do planejamento é definir qual será a mensagem transmitida para o público. Dessa forma, criam-se as variações necessárias de acordo com públicos e canais mapeados, mas que demonstram consistência na narrativa apresentada. 

A chave da identidade está, portanto, na adaptação da mensagem ao meio em que será transmitida, mantendo a essência da marca. Com a difusão precisa e apropriada dos valores, objetivos e propósitos, a estratégia torna-se ainda mais eficiente e fortalece a imagem da empresa na ótica do mercado e do público.

Na Era da Informação que vivemos hoje, a reputação é um dos ativos mais valiosos que uma organização pode investir. A construção de credibilidade e autoridade se constrói por meio das interações e impactos gerados, que são resultados de uma comunicação alinhada e bem posicionada.

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