Na Era da Informação, em que a velocidade de transmissão das mensagens aumenta a cada dia, as inúmeras plataformas disponibilizadas para compartilhamento de informações incentivam ainda mais um cenário saturado de dados, sejam eles relevantes e verdadeiros, ou não. Além dos próprios veículos tradicionais de comunicação, como jornais, sites e revistas, as redes sociais também são importantes agentes na disseminação de informações, além de acelerar e potencializar este processo.
Para o assessor de imprensa, todo esse contexto pode significar um verdadeiro desafio, levando em consideração que seu trabalho é gerir a imagem e reputação de seus clientes. A organização das mensagens e informações é parte essencial das funções de todo assessor de comunicação, sendo etapa fundamental do monitoramento de mídias.
Para criar estratégias assertivas e eficientes que dialoguem com o público, o assessor deve estudar a relação entre seu cliente e o grupo impactado por ele. Entre as metodologias utilizadas para isso, está o acompanhamento de notícias – que, muitas vezes, se dá em tempo real. Mas o que, de fato, deve ser analisado?
- Quais plataformas o cliente está ativo? É importante listar todos os espaços de mídia em que a marca tem presença relevante, mas também aqueles que podem gerar conversas com o público da empresa. Assim, cria-se a rotina de verificar diariamente as interações geradas e obter um panorama sobre os temas debatidos.
- O cliente está envolvido em alguma crise? Mapeie o tema relacionado, bem como potenciais pontos de sensibilidade da marca, para acompanhar a repercussão da problemática central que levou ou que pode levar à crise.
Para potencializar a estratégia de comunicação das marcas por meio dessa metodologia, no entanto, o acompanhamento de notícias do setor de atuação da empresa e demais temas de interesse também é fundamental para alinhar estratégias e posicionamentos de mercado. Mais do que aumentar a visibilidade de uma marca, o assessor de imprensa é responsável por construir e consolidar a imagem e a reputação dela. Isso é possível por meio da inserção do cliente em temas de interesse com entrevistas, além da criação de estratégias de comunicação alinhadas ao mercado.
Por exemplo, se o assessor de imprensa é responsável pelo atendimento de uma empresa do setor de energia, acompanhar notícias e informações econômicas, regulatórias e de caráter socioambiental darão uma visão mais completa sobre como a marca pode impactar outros ambientes e sugerir estratégias de posicionamento de mercado que dialoguem com todos os públicos de maneira assertiva e eficiente.