As newsletters são conteúdos informativos enviados para uma comunidade de uma marca a fim de criar proximidade e mostrar relevância no mercado. Entre recomendações de leituras, dicas de serviços, divulgação de eventos, atualizações sobre tendências e outros, está o propósito de gerar interesse e nutrir relacionamentos com o público-alvo, que pode ser interno ou externo.
A curadoria do conteúdo deve ser baseada no setor de atuação da empresa, assim como nos grupos que a marca deseja impactar com as mensagens transmitidas. Outro ponto importante é a frequência de envio, que pode ser semanal, quinzenal ou até mensal, variando de acordo com a necessidade de cada organização. A periodicidade do informativo também é fundamental para que o relacionamento com esse público seja alimentado de maneira orgânica, além de estimular o interesse e a curiosidade.
Quando se trata de comunicação externa, um ponto de atenção é a compreensão sobre a diferença dessa estratégia para a do e-mail marketing. Além da forma como as informações são apresentadas, cada um desses canais tem um tom e um direcionamento específico. Um e-mail marketing, normalmente, busca vender mais diretamente os serviços e produtos da marca, enquanto a newsletter precisa gerar valor ao reunir conteúdo relevante e de interesse do público externo, construindo confiança e reforçando a expertise da companhia. Dessa forma, é possível:
- Criar relacionamentos próximos com clientes e potenciais clientes
- Se apresentar como uma empresa que acompanha movimentações de mercado
- Maximizar o alcance do público da marca
Entre diversas estratégias que podem ser utilizadas para fortalecer a credibilidade da marca, a newsletter funciona como um lembrete frequente do porquê a marca se mantém relevante no mercado. Alinhado a ela, é possível unir outras ferramentas e estratégias a fim de potencializar a atuação no setor.