Quais dados podem potencializar as estratégias de comunicação?

Medir a eficiência e assertividade das ações e estratégias de comunicação é um desafio constante, sobretudo quando se trata do detalhamento e apresentação para executivos do C-level. Ter um relatório com indicadores relevantes e alinhados aos objetivos da empresa é o primeiro passo para demonstrar resultados e os retornos obtidos com as iniciativas. Mas, para uma mensuração completa, é fundamental extrair insights das métricas analisadas e recomendar estratégias futuras que estejam de acordo com o crescimento da organização.

Este tipo de material deve conter análises quantitativas e qualitativas, e a orientação para investimentos e decisões deve estar acompanhada de dados que justifiquem a utilização de recursos tecnológicos, financeiros, criativos, entre outros. 

Confira a seguir alguns dados que podem ajudar na construção de recomendações em diferentes frentes da comunicação:

  • Alcance

Esta pode ser considerada uma das informações mais importantes , uma vez que mostra o número real de pessoas impactadas pelas ações.

  • Engajamento

Atualmente, com o crescimento da relevância de iniciativas que incentivam interações com o público, o engajamento se tornou indicador essencial. A geração de conversas e relacionamentos é um dos resultados mais esperados, já que é possível metrificar a relevância da mensagem transmitida e o interesse despertado no público.

  • Equivalência comercial

Números são fundamentais para justificar a manutenção ou a alteração de estratégias. Quando o assunto é imprensa, ainda não há um consenso sobre a métrica mais eficaz, mas a mensuração do retorno financeiro das inserções na mídia pode ser um meio relevante para avaliar a qualidade dos espaços ocupados pela empresa.

  • Menções na mídia

A frequência que a marca é mencionada na mídia é um importante indicador de que suas ações de comunicação estão sendo eficientes e gerando conversas relevantes que citam a empresa. Isso pode acontecer tanto na imprensa, considerando veículos de comunicação, e também em novos formatos, como lives, podcasts, entre outros.

  • Análise de sentimento

Em consonância com a análise de menções na mídia, é importante avaliar qual o teor dos diálogos gerados pelo público nestes espaços. Assim, é possível entender qual o caráter da percepção criada pelo público.

A partir da avaliação desses dados, é possível ter uma melhor compreensão sobre o alinhamento das ações de comunicação aos objetivos da empresa, obter um panorama em relação à percepção do público perante a marca, comparar o desempenho no mercado concorrencial e também auxiliar em decisões importantes.

Outros conteúdos

RP na Prática: como usar a Matriz SWOT na comunicação estratégica?

O uso do WhatsApp na Comunicação Interna

RP na Prática: como escrever o release perfeito