Pink Slime: saiba como evitar! 

Conquistar espaço espontaneamente na mídia é um dos pilares do trabalho de assessoria de imprensa, e a quantidade de publicações é uma métrica frequentemente valorizada pelos clientes.  A pressão por um alto volume de publicações, no entanto, pode levar a práticas que comprometem a credibilidade do jornalismo e a relevância das estratégias de comunicação. Um desses fenômenos é conhecido como Pink Slime, que se caracteriza pelo crescimento de portais de baixa qualidade, focados em replicar conteúdos de veículos maiores, sem critério editorial.

O termo, adaptado para o jornalismo pelo jornalista norte-americano Matt DeRienzo, refere-se a redes de sites que simulam ser veículos legítimos, mas produzem ou replicam conteúdos automatizados, tendenciosos e sem apuração rigorosa. Essas plataformas, muitas vezes sem uma equipe jornalística ou qualquer compromisso editorial, distorcem o ecossistema da mídia, gerando uma falsa sensação de visibilidade e desvalorizando o trabalho de imprensa qualificado.


A pressão por menções na mídia, priorizando a quantidade em detrimento da qualidade, gera como resultado uma estratégia inflada, que prejudica a reputação do cliente e enfraquece o próprio valor da assessoria. Além disso, este movimento gera uma expectativa irreal no cliente, levando a acreditar que estes resultados volumosos e rápidos significam um bom relacionamento, alinhados aos interesses da imprensa. 

Mas como evitar o Pink Slime na assessoria de imprensa? Confira a seguir algumas dicas: 

  • Foque em veículos estratégicos: ao priorizar a divulgação dos temas para mídias Tier 1 e 2, além de veículos locais e segmentados, a assessoria agrega valor real ao posicionamento do cliente.
  • Faça uma curadoria do mailing: selecionar contatos estratégicos e com critérios definidos, evita redes de distribuição automáticas sem apuração editorial.
  • Use métricas estratégicas: substituir o  volume de publicações por indicadores que realmente refletem impacto e relevância é uma forma de privilegiar resultados como a qualidade dos espaços conquistados e  a construção de autoridade em temas relevantes.

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