RP na Prática: como definir a métrica certa?

No universo da comunicação, medir o sucesso das ações é fundamental para avaliar a eficiência das estratégias definidas. Diferentemente de outras áreas, as principais ferramentas utilizadas nesse setor são baseadas em comportamento e interação, dados qualitativos que auxiliam na construção da reputação das marcas.

O desenvolvimento do planejamento das ações de comunicação envolve diversas etapas, das quais uma delas é a definição de métricas baseadas no objetivo final esperado. É importante ter clareza sobre as estratégias estabelecidas para que seja possível mensurar a eficiência delas e fazer ajustes conforme o andamento das ações. Quando falamos de marketing digital, por exemplo, estar atento ao retorno do público é a peça-chave para o sucesso. Confira abaixo algumas das métricas utilizadas no ambiente digital por profissionais de comunicação:

  • Engajamento

Observar como o público está recebendo a mensagem é o ingrediente principal para a receita do sucesso. Curtidas, comentários, compartilhamentos e taxas de cliques são algumas das formas de analisar o impacto das ações. No entanto, é importante que esses números sejam avaliados em conjunto com a qualidade das interações, possibilitando extrair insights. A conversa gerada pela ação é o mais importante.

  • Análise de sentimento

Atualmente, com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial, é possível gerar análises sobre os sentimentos que uma determinada publicação causa no público. A partir da compreensão de emoções positivas, negativas ou neutras, é possível adaptar as estratégias utilizadas e gerar novos impactos, podendo moldar o caminho para atingir o objetivo final.

Para além dos números de alcance e de impressões obtidas por meio das ações, dados também criam narrativas. A definição de métricas alinhadas aos objetivos é um processo que se baseia na análise não só quantitativa, mas sobretudo qualitativa dos impactos gerados. Além da possibilidade de corrigir estratégias, esse estudo permite o fortalecimento da reputação e imagem das marcas.

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