Um dos assuntos mais debatidos entre líderes de empresas é como maximizar a produtividade dos colaboradores. Entre as novas tendências aplicadas para ampliar o engajamento está a gamificação, uma metodologia baseada em jogos para estimular a competitividade saudável entre equipes e melhorar a execução de demandas.
A implementação da estrutura de jogos no ambiente de trabalho cria um engajamento natural dos colaboradores com a empresa e estimula uma cultura de incentivos que transforma a rotina diária. Mas, afinal, como é a gamificação na prática?
Esta metodologia envolve a adoção de mecanismos de jogos no ambiente corporativo. Algumas dessas táticas são de pontuação, jornadas direcionadas, níveis, e, sobretudo, competição e recompensa. O objetivo da gamificação é transformar as tarefas em atividades mais atraentes e motivadoras por meio do estabelecimento de metas e reconhecimento. O resultado esperado é de que os colaboradores se sintam estimulados a vencer “partidas” e conquistar os desafios.
Para que a gamificação seja implementada com sucesso, é importante que o perfil dos colaboradores seja cuidadosamente estudado. Além disso, nem todas as opções de estruturas de jogos devem ser utilizadas ao mesmo tempo, é preciso saber qual estilo se adequa melhor às características do time envolvido. Para que este modelo funcione efetivamente, é necessário o estabelecimento de metas e objetivos claros. Dessa forma, não há dúvidas sobre como seguir a estrutura e não gera desmotivação entre os colaboradores.