A construção de uma marca empregadora forte passa, necessariamente, por uma reputação corporativa consolidada. Para além de uma imagem positiva no mercado; trata-se de valores organizacionais que impulsionam a cultura, atraem talentos e garantem um ambiente saudável e motivador para quem já faz parte da equipe.
O que é marca empregadora?
A marca empregadora representa como uma empresa é vista enquanto ambiente de trabalho. Empresas bem-sucedidas nessa construção costumam atrair pessoas que se identificam com o propósito e cultura.
O que é reputação corporativa?
Já a reputação corporativa é a percepção construída ao longo do tempo por colaboradores, clientes e outros stakeholders. Ela é essencialmente moldada pelas ações da empresa, como ética, qualidade do ambiente de trabalho e compromisso com o desenvolvimento dos talentos.
Três efeitos positivos da reputação corporativa na marca empregadora:
Atração de talentos
Empresas com uma reputação consistente atraem um volume maior de candidatos qualificados e conseguem otimizar seus custos de contratação, além de atrair talentos alinhados com a cultura organizacional.
Retenção e engajamento de colaboradores
A reputação corporativa afeta diretamente a retenção, pois colaboradores tendem a permanecer em empresas em que sentem orgulho de trabalhar. Um ambiente positivo inspira e reduz a rotatividade, gerando motivação e produtividade.
Impacto na imagem corporativa geral
Quando colaboradores se sentem valorizados, isso se reflete na percepção pública. O índice de confiança interna das melhores empresas para trabalhar, por exemplo, é também uma métrica que está fortemente associada ao feedback positivo dos consumidores.