A comunicação interna de uma organização é tão importante quanto a realizada com o público externo. A área tem como objetivo garantir um bom relacionamento e o alinhamento com os colaboradores, além de difundir os valores e o propósito da empresa, impactando diretamente nos resultados. Para uma comunicação interna assertiva, é necessário elaborar um planejamento detalhado, estabelecendo uma troca afetiva que vai ao encontro dos objetivos da organização. Confira abaixo algumas dicas!
1) Elabore um plano de comunicação interna: uma estratégia organizada e consistente depende de um planejamento que antecipe as ações a serem executadas e os objetivos a serem alcançados, aumentando assim o êxito do resultado.
2) Estude o público: o ponto de partida é estimular o engajamento orgânico dos colaboradores. Identificar o público ajuda na criação de conteúdos personalizados com o formato mais adequado para cada um.
3) Escolha as ferramentas e plataformas adequadas: existem diversos canais de comunicação que podem ser utilizados para as ações de comunicação interna, no entanto, nem todos precisam ser explorados ao mesmo tempo. É possível analisar quais plataformas são mais aceitas pelos colaboradores e, assim, definir os principais canais.
4) Estabeleça um canal de comunicação aberto: a construção de uma relação de confiança baseada na transparência é um dos principais objetivos da implementação de uma comunicação interna. Por isso, a criação de um canal exclusivo para que colaboradores possam fazer comentários, sugestões, reclamações e elogios é essencial para fortalecer a cultura organizacional da empresa.
5) Monitore resultados: escolha uma ferramenta de monitoramento para mensurar o desempenho não só das iniciativas propostas, mas também dos objetivos traçados. Assim, é possível avaliar a eficiência das estratégias e fazer ajustes quando necessário, gerando oportunidades de melhoria nas execuções das ações e aceitação dos colaboradores.
A implementação da comunicação interna agrega inúmeros benefícios para uma empresa, entre eles um maior engajamento dos colaboradores com os objetivos da companhia, gerando confiança e satisfação pessoal, e contribuindo para construção da imagem da companhia por meio da promoção dos seus valores.