RP na prática: o que é um press kit e como utilizá-lo?

Uma das principais ferramentas de Relações Públicas, o press kit reúne materiais informativos e promocionais que ajudam a apresentar marcas, produtos ou eventos à imprensa de forma clara e envolvente. O kit facilita o trabalho dos jornalistas ao concentrar as informações necessárias para a cobertura da mídia, além de promover uma experiência diferenciada. 

Quer saber como criar um? Confira algumas dicas abaixo: 

– Defina o objetivo: tenha em mente o que e para quem deseja comunicar. Isso vai orientar toda a criação do material.

– Inclua os itens essenciais: release, biografias, fotos, vídeos e brindes são peças fundamentais nesta montagem, mas é importante que não haja excesso.

– Incorpore dados e depoimentos: insira estatísticas e depoimentos de clientes que reforcem a credibilidade da marca e demonstrem o impacto no mercado.

– Customize conforme a ação: cada press kit deve ser adaptado ao público e ao objetivo da marca. Em eventos, por exemplo, materiais interativos podem ser um diferencial, enquanto para lançamentos de produtos, amostras exclusivas podem fazer toda a diferença.

– Crie um storytelling: construa uma narrativa envolvente para o press kit de modo que todos os itens e materiais se conectem com um conceito ou propósito macro, aumentando as chances de engajamento com a ação.

– Facilite o acesso digital: mesmo que seja físico, ofereça uma versão digital com links para downloads de imagens, vídeos e releases. Isso facilita o trabalho da imprensa e aumenta a chance de cobertura.

– Crie uma experiência: mais do que brindes, considere oferecer algo que crie uma conexão emocional com os jornalistas, como convites para eventos exclusivos ou experiências imersivas, como press trips.

Outros conteúdos

Qual a diferença entre comunicação estratégica e estratégia de comunicação?

Nova cultura: como engajar equipes experientes?

CEO influenciador: o papel da liderança na relevância da marca