RP na prática: o que é um press kit e como utilizá-lo?

Uma das principais ferramentas de Relações Públicas, o press kit reúne materiais informativos e promocionais que ajudam a apresentar marcas, produtos ou eventos à imprensa de forma clara e envolvente. O kit facilita o trabalho dos jornalistas ao concentrar as informações necessárias para a cobertura da mídia, além de promover uma experiência diferenciada. 

Quer saber como criar um? Confira algumas dicas abaixo: 

– Defina o objetivo: tenha em mente o que e para quem deseja comunicar. Isso vai orientar toda a criação do material.

– Inclua os itens essenciais: release, biografias, fotos, vídeos e brindes são peças fundamentais nesta montagem, mas é importante que não haja excesso.

– Incorpore dados e depoimentos: insira estatísticas e depoimentos de clientes que reforcem a credibilidade da marca e demonstrem o impacto no mercado.

– Customize conforme a ação: cada press kit deve ser adaptado ao público e ao objetivo da marca. Em eventos, por exemplo, materiais interativos podem ser um diferencial, enquanto para lançamentos de produtos, amostras exclusivas podem fazer toda a diferença.

– Crie um storytelling: construa uma narrativa envolvente para o press kit de modo que todos os itens e materiais se conectem com um conceito ou propósito macro, aumentando as chances de engajamento com a ação.

– Facilite o acesso digital: mesmo que seja físico, ofereça uma versão digital com links para downloads de imagens, vídeos e releases. Isso facilita o trabalho da imprensa e aumenta a chance de cobertura.

– Crie uma experiência: mais do que brindes, considere oferecer algo que crie uma conexão emocional com os jornalistas, como convites para eventos exclusivos ou experiências imersivas, como press trips.

Outros conteúdos

RP na prática: Como escapar da infoxicação e otimizar a comunicação interna?

Gamificação no engajamento de colaboradores. Sua empresa já aderiu?

Criação de conteúdo digital ganha força no Brasil