Flexibilidade no trabalho: maior satisfação e retenção de colaboradores  

A flexibilidade no ambiente de trabalho se consolidou como um dos principais fatores para a satisfação dos profissionais no Brasil. Segundo o relatório “People at Work 2024 – A Global Workforce View”, a possibilidade de escolher quando e onde trabalhar é prioritária para 30% dos brasileiros, superando a média global de 25%. Essa tendência reflete uma mudança significativa nas expectativas dos trabalhadores, que buscam cada vez mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Outra pesquisa – a do ADP Research Institute – destaca que 57% dos trabalhadores brasileiros já atuam em regime híbrido, o que indica uma adaptação do mercado às novas demandas. 

No Brasil, um trabalho flexível impacta diretamente na retenção de talentos, no entanto, outros pré-requisitos, como remuneração e segurança no emprego, continuam sendo prioridades também, refletindo assim a necessidade de políticas de trabalho que considerem tanto a qualidade de vida quanto a estabilidade financeira dos profissionais.

Em resumo, a flexibilidade corporativa não é apenas uma tendência passageira. Empresas que oferecem esse benefício tendem a atrair e reter talentos, garantindo a satisfação, produtividade e o engajamento de suas equipes.

Outros conteúdos

O tamanho perfeito para postagens no LinkedIn

Como integrar diferentes gerações no ambiente de trabalho?

5 passos para construir uma cultura organizacional sólida