Em um ambiente corporativo em constante transformação, as empresas precisam se adaptar para manter a relevância da comunicação com seus públicos. O Relatório de Tendências da Aberje apontou quais são os desafios enfrentados pela comunicação organizacional neste ano. Confira a seguir como enfrentá-los:
– Aumento da interação e do impacto via comunicação digital (50%): amplie a presença digital da sua empresa com conteúdos interativos e personalizados que engajem seu público. Utilize ferramentas como vídeos, webinars, podcasts e redes sociais, para criar uma experiência mais envolvente e interativa.
– Demanda crescente por evidências e dados e mensuração dos resultados (47%): adote ferramentas analíticas avançadas para medir o desempenho das campanhas on e off de comunicação. Utilize métricas como taxa de conversão, engajamento e alcance para avaliar a eficácia das iniciativas digitais, por exemplo.
– Mudanças das configurações organizacionais internas (39%): reorganize a estrutura interna para facilitar uma comunicação mais colaborativa e ágil. Promova uma cultura de comunicação aberta, em que todos os integrantes da equipe se sintam à vontade para compartilhar informações e ideias. Ferramentas de colaboração podem ajudar a melhorar a comunicação e a coordenação entre as equipes.
– Maior pressão e controle das partes interessadas (Stakeholders) (36%): mantenha uma comunicação transparente e regular com todas as partes interessadas. Desenvolva um plano de comunicação que inclua atualizações frequentes e relatórios detalhados para manter os stakeholders informados e satisfeitos.
– Diferenciar a marca da organização em relação à concorrência (32%): desenvolva uma identidade de marca forte e autêntica que se destaque no mercado. Invista em branding, com uma mensagem clara e consistente que ressoe com o seu público-alvo. Utilize storytelling para criar uma conexão emocional com os clientes e diferenciar sua marca por meio dos valores e da missão da empresa, mas também de histórias únicas.