Comunicação corporativa: conheça as principais tendências

Em um ambiente corporativo cada vez mais dinâmico, as empresas precisam se adaptar para manter a eficácia e a relevância da comunicação com seus públicos. A nova edição do Relatório de Tendências da Aberje traz boas práticas de mercado que podem ajudar nos desafios da comunicação organizacional em 2024. Confira a seguir:

1. Comunicação Organizacional como hub de relacionamento

Assuma um papel consultivo, facilitando a comunicação entre diferentes públicos de interesse e promovendo uma abordagem mais integrada e estratégica. Segundo o relatório, 49% das organizações consideram essa prática essencial para fortalecer as interações e melhorar a comunicação.

2. Linguagem audiovisual

Aposte em vídeos, infográficos e outras mídias audiovisuais, reduzindo a dependência da linguagem textual. Em 2024, 48% das empresas planejam aumentar seus investimentos em conteúdos audiovisuais para engajar seus públicos.

3. Segmentação e personalização

Intensifique a personalização das mensagens e a segmentação do público para aumentar a relevância e o impacto das comunicações. De acordo com o relatório, 41% das organizações estão focadas em estratégias de segmentação e personalização para atender melhor às necessidades específicas de seus públicos.

4. Emoções e relações nas narrativas

Aumente os vínculos emocionais entre a marca e os públicos, utilizando narrativas que valorizem as emoções e as relações para construir uma comunicação mais humana e envolvente. O relatório aponta que 38% das empresas estão priorizando narrativas emocionais para fortalecer as relações com seus stakeholders.

5. Transparência e vulnerabilidade

Comunique de forma assertiva as vulnerabilidades corporativas para construir confiança e credibilidade com os stakeholders. Segundo a pesquisa, 32% das organizações estão adotando práticas de comunicação mais transparentes e autênticas, visando construir confiança com seus públicos.

Outros conteúdos

Como integrar diferentes gerações no ambiente de trabalho?

Flexibilidade no trabalho: maior satisfação e retenção de colaboradores  

5 passos para construir uma cultura organizacional sólida