Destaque no relatório “Tendências da Comunicação Organizacional” da Aberje, as habilidades necessárias para os profissionais de comunicação são fundamentais para o sucesso na área. Além de moverem o dia a dia, elas permitem ultrapassar desafios, superar obstáculos, defender ideias e crescer profissionalmente.
Confira, abaixo, as seis principais competências para ter sucesso na comunicação corporativa:
1. Adaptabilidade às novas tecnologias: profissionais de comunicação devem estar prontos para aprender e implementar ferramentas tecnológicas que otimizem processos e melhorem a eficiência.
2. Aprendizado contínuo: a evolução constante do mercado exige que os profissionais estejam sempre atualizados, ampliando o conhecimento, para enfrentar novos desafios e se destacar no mercado.
3. Capacidade de mensuração e demonstração de retorno financeiro: mensurar e demonstrar o retorno financeiro permite que os profissionais provem o valor do seu trabalho e justifiquem investimentos na área.
4. Criatividade e inovação: pensar fora da caixa impulsiona campanhas bem-sucedidas e eleva a competitividade da empresa.
5. Flexibilidade e adaptabilidade às mudanças: profissionais flexíveis são mais resilientes e capazes de lidar com a incerteza de forma eficaz.
6. Capacidade de lidar com a complexidade: gerenciar múltiplas tarefas e resolver problemas complexos ajuda a manter a eficiência e a qualidade no trabalho.
Investir no desenvolvimento dessas competências e manter-se atualizado é muito importante para os profissionais de comunicação que desejam se preparar para o futuro.