O storytelling é uma importante ferramenta para o mundo corporativo e desempenha um papel fundamental no engajamento. Ao transmitir a mensagem da empresa de forma a estimular a mente das pessoas e gerar emoções, as histórias criam conexões emocionais significativas e facilitam a compreensão e retenção de informações.
Veja abaixo como usar esse conceito e tornar sua marca ainda mais próxima dos stakeholders:
1. Humanização: o storytelling humaniza os líderes e os colaboradores ao compartilhar histórias pessoais, aumentando a conexão com equipes, clientes e acionistas.
2. Comunicação efetiva: as histórias tornam números e dados mais compreensíveis e memoráveis, ajudando a empresa a comunicar melhor sua visão e valores.
3. Inspiração e empatia: histórias verdadeiras, mesmo que imperfeitas, geram maior impacto, inspirando as pessoas a se envolverem e compartilharem suas próprias experiências.
4. Diálogo construtivo: é importante observar o efeito das histórias na audiência para promover um diálogo construtivo, evitando que o storytelling se torne um monólogo.
5. Alinhamento com valores e prática: as histórias devem estar alinhadas com os valores e práticas da empresa para evitar narrativas vazias e garantir um engajamento autêntico e significativo.
Por meio do impacto nas emoções e sentimentos, o storytelling pode influenciar na opinião sobre a marca ou até mesmo levar para a tomada de decisão. Mas para isso, é preciso contar uma boa história para converter seu potencial cliente.