Dia Internacional da Mulher: nossas sócias falam sobre liderança feminina e a área de Relações Públicas

Navegar em um ambiente de negócios ainda fortemente dominado por homens e em empresas com culturas masculinas não é tarefa fácil. Neste Dia Internacional da Mulher, entrevistamos nossas sócias Lígia Batista e Priscilla Caetano sobre sua jornada no mercado de Comunicação Corporativa e Relações Públicas e os desafios enfrentados como mulheres em cargos de liderança, além de suas visões sobre o futuro da área e dicas para quem deseja trilhar esse caminho.

1. O que inspirou vocês a atuarem na área de Comunicação Corporativa?

A paixão pela comunicação veio em primeiro lugar, com a vontade de contar histórias, trabalhar informação e conectar públicos. Depois veio a descoberta do mundo da comunicação corporativa (e suas várias frentes), que é fascinante! Entender o potencial de ações bem planejadas como ferramenta estratégica para gerenciar reputação e imagem, o poder de influência das marcas e seu reflexo na sociedade e como a construção de narrativas gera conexões significativas, para nós, foi um caminho sem volta.

Somos duas entusiastas desse universo e acreditamos que, quando feita de forma ética, a comunicação tem a capacidade de impactar positivamente tanto os negócios quanto a sociedade.

2. E o que levou vocês a empreender e seguirem o caminho de liderarem uma agência de Relações Públicas?

Tínhamos vontade de fazer diferente. Não só no serviço, com entregas personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente e o envolvimento de profissionais sêniores em todos os processos, como também no ambiente de trabalho. A qualidade de vida é um dos nossos pilares, e acreditamos que não só é possível, como necessário, aliar entregas de excelência com mais tempo para autocuidado.

Sabemos que não é uma tarefa fácil, diante do mercado corporativo que muitas vezes ainda tem a mentalidade de disponibilidade 24h e resultados “para ontem”, mas estamos sempre em busca de caminhos e modelos de trabalho que beneficiem a vida do nosso time.

3. Quais são os desafios que vocês enfrentaram como mulheres em cargos de liderança?

Apesar de a área de comunicação ser até bastante feminina, com boa parte de profissionais mulheres, os negócios, de forma geral, ainda são majoritariamente liderados por homens. E, para navegar em ambientes dominados por uma cultura empresarial masculina, muitas vezes ainda é necessário superar estereótipos e provar constantemente a nossa capacidade.

Além disso, em algumas situações também é necessário lidar com as expectativas pré-definidas sobre o papel das mulheres em cargos de liderança, de como imaginam que deveríamos agir versus as nossas reais ações nesse papel. Sem contar a alta carga mental que as mulheres ainda carregam com todas as atividades dos demais campos da vida.

Não é fácil ser mulher em cargo de liderança, mas é extremamente gratificante ver os resultados das nossas conquistas e saber que estamos ajudando a abrir caminhos para que cada vez mais mulheres possam ocupar os espaços que escolherem.

4. Como vocês veem o futuro da área de comunicação e o papel das mulheres nesse cenário?

O mercado de trabalho como um todo vem mudando. Apesar de ser de forma muito mais lenta do que gostaríamos, tem sido uma realidade cada vez mais comum a ascensão de mulheres a cargos de liderança. Acreditamos que, com isso, o ambiente de trabalho e a cultura das empresas também começa a passar por mudanças que se refletem de forma positiva em uma indústria mais diversificada, inclusiva e inovadora.

Entendemos também que a área de comunicação vem ganhando um papel mais estratégico nas companhias e que, com isso, aumentam as oportunidades para o reconhecimento da importância da voz feminina nos negócios e a contribuição das mulheres para a construção de marcas mais humanas e socialmente conscientes.

5. Quais conselhos vocês dariam para mulheres que desejam seguir carreira na área e buscam trilhar cargos de liderança?

Não tenham medo de serem vocês e acreditem que as suas vozes merecem ser ouvidas. A área de comunicação corporativa é ampla, então busquem conhecer as diversas frentes e não desperdicem os momentos de aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Procurem cultivar a sua marca pessoal, de forma autêntica, e encarem de frente os desafios que possam surgir no caminho. Aprendam a defender suas ideias, mas saibam também ouvir e aceitar críticas construtivas. E não se esqueçam que, como em qualquer área, construir uma rede de contatos sólida e diversificada é fundamental para ampliar as oportunidades de crescimento.

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