Tendências para o mercado da comunicação em 2024

À medida em que os anos passam, as empresas vêm ajustando suas estratégias e procurando
as tendências de comunicação para se manterem relevantes em um cenário de constantes
mudanças. Por isso, é fundamental partir da premissa de que a área é cada vez mais
importante para as organizações alcançarem seus públicos-alvo e construírem
relacionamentos sólidos.

Confira a seguir as 3 principais tendências que irão movimentar a comunicação neste ano.

1. Inteligência Artificial

O recurso, que já faz parte do dia a dia de muitos profissionais, será destaque para impulsionar
a eficiência e a inovação em diversas áreas, sendo acessado cada vez por mais pessoas. Apesar
dos benefícios, algumas questões relevantes sobre substituição de empregos, veracidade das
informações e ética devem ser consideradas. Ou seja, é importante reconhecer os desafios e
debates éticos que surgem com o avanço dessa tecnologia.

2. Mídias sociais

Ano após ano, as mídias sociais assumem um papel mais central na estratégia de marketing e
comunicação das empresas, sendo uma importante ferramenta para criar conexões e jornadas
completas para os clientes. Com a capacidade dos consumidores de pesquisar e adquirir
produtos diretamente nas plataformas, é crucial reconhecer sua importância e explorar formas
criativas de engajamento.

3. Influenciadores e vídeos curtos

A colaboração com influenciadores e a criação de vídeos curtos emergem como estratégias
poderosas para alcançar e envolver o público-alvo de maneira rápida e eficaz. À medida em
que a atenção diminui e a demanda por conteúdo rápido aumenta, os vídeos – em especial os
Reels -, se tornam uma maneira popular de transmitir mensagens de forma envolvente.

Outros conteúdos

RP na prática: o que é um press kit e como utilizá-lo?

Qual a diferença entre comunicação estratégica e estratégia de comunicação?

Nova cultura: como engajar equipes experientes?