Comentar ou não comentar, eis a questão. Nas redes sociais, é comum haver uma forte pressão para que as marcas se posicionem a respeito de determinados acontecimentos, geralmente os com maior repercussão na sociedade. Marcar posição, porém, pode ser uma aposta arriscada e exige a análise de diversos fatores:
Estratégias de comunicação em foco
Cada acontecimento demanda uma análise minuciosa, pois não há uma posição única que sirva para todos os contextos. A abordagem genérica e uma posição vista como neutra pode ser um terreno perigoso, pois atinge a autenticidade da marca.
Definindo uma posição estratégica
Conhecer profundamente os públicos, internos e externos, é a bússola para determinar se a marca deve participar ativamente ou optar pelo silêncio estratégico. A análise dos colaboradores, clientes e personas é essencial para embasar essas decisões.
A balança entre autenticidade e oportunidade
Encontrar o equilíbrio entre ser autêntico e identificar oportunidades estratégicas é crucial. Ser inautêntico ou oportunista pode resultar em ruídos prejudiciais à imagem da marca, tanto interna quanto externamente. Publicar conteúdo apenas para aumentar o engajamento pode comprometer a credibilidade da marca.
Navegando pelo furacão: quando não há escolha
Em situações inevitáveis, quando as marcas são arrastadas para o epicentro dos debates, a clareza na comunicação torna-se ainda mais crucial. A transparência pode ser a chave para lidar com a situação de maneira assertiva.
Diante da complexidade desse cenário, contar com uma assessoria especializada, como a Aliá RP, pode ser a peça-chave na definição e execução de estratégias de comunicação eficazes. Se posicionar em debates on-line é uma arte que demanda conhecimento, sensibilidade e estratégia. O nosso time pode ajudar sua marca a estar preparada para enfrentar os desafios da comunicação digital, construindo uma presença forte e autêntica.