RP na Prática: como escrever o release perfeito

O press release pode ter diversas finalidades, como por exemplo, anunciar o lançamento de um serviço ou produto de uma marca, divulgar um evento promovido, comunicar um acontecimento relevante e diversas outras, tendo como objetivo de informar o máximo de detalhes sobre um determinado assunto por meio de um comunicado. No entanto, para que a mensagem atenda ao interesse do público, ela precisa ter relevância e destacar as principais informações.

A produção do press release envolve diversas etapas, mas a principal delas é a hierarquização das informações. Alinhado ao objetivo de divulgação do material, a priorização do conteúdo é fundamental para direcionar para quem irá recebê-lo. A mensagem deve ser clara, sem deixar espaço para dúvidas, e adaptada às necessidades do receptor.

Por onde começar?

Título, subtítulo, lead, informações extras, contato e sobre. Escolha as palavras-chave da mensagem para inserir no título – vale lembrar que ele tem que ser chamativo e impactante). O subtítulo deve conter as informações secundárias, mas ainda essenciais para o entendimento da mensagem.

Para guiar o lead, é necessário que todas as informações sejam contempladas no primeiro parágrafo, para isso, é fundamental responder as perguntas padrões: o quê, quando, onde, quem, por quê e como. Nos parágrafos seguintes, podem ser adicionados os detalhes fornecidos no lead, apresentando dados adicionais, citações de porta-vozes e cenários que agreguem à narrativa e credibilidade da notícia.

Ao final, todo press release deve conter o contato do responsável pela assessoria de comunicação da empresa: nome, e-mail e telefone. Após esta parte, adiciona-se o “sobre”, uma breve descrição institucional sobre a marca e sua relevância no mercado.

Por último é a revisão. Releia o texto atentamente após finalizá-lo para garantir que não haja erros de gramática, compreensão, coesão e coerência, a fim de evitar perda de credibilidade e clareza.

Ao seguir este passo a passo, a produção de press releases se tornará mais natural e com potencial de gerar resultados para a marca. Afinal, o release é um reflexo da identidade, imagem e reputação da instituição.

Outros conteúdos

RP na Prática: como usar a Matriz SWOT na comunicação estratégica?

O uso do WhatsApp na Comunicação Interna

Comunicação entre gerações: como alinhar expectativas e fortalecer equipes?