Encontros de relacionamentos com a imprensa: estratégias efetivas

Os encontros com jornalistas são uma estratégia comum na assessoria de imprensa e servem para aproximar os porta-vozes de nomes estratégicos, de forma a transformá-los em fontes recorrentes. Estes momentos proporcionam a troca de informações relevantes e o aprofundamento de temas. Embora essas ocasiões tenham características mais informais do que entrevistas, por exemplo, é preciso tomar alguns cuidados!

Como realizar encontros eficazes: cinco passos cruciais

1. Preparação: mensagens claras e atualização constante

O porta-voz deve ter em mente as mensagens que deseja transmitir: sobre si, a organização que representa e os assuntos mais relevantes para o jornalista. As mensagens fundamentais devem estar na “ponta da língua”. Também é importante estar atualizado quanto aos temais mais quentes que podem ser abordados na conversa.

2. Apresentação: a relevância do porta-voz

O tempo é um bem escasso, então, antes de propor um almoço ou café com algum jornalista, a assessoria deve detalhar quem é o porta-voz, demonstrando porque é uma fonte valiosa para o jornalista em questão. Ou seja, contextualizar a relevância, destacando os pontos que tornam a fonte única e pertinente.

3. Escolha dos nomes: personalização estratégica

Nas redações, há profissionais com interesses diversos. Analise cuidadosamente o perfil do veículo e os interesses específicos do jornalista. Personalize os encontros selecionando aqueles que melhor se alinham ao contexto editorial.

4. Onde marcar: ambiente propício à conversa

O lugar do encontro precisa ser de fácil acesso ao jornalista, perto de casa ou da redação, e contar com uma boa estrutura e serviço. Caso não ocorra em local próprio, como o escritório da empresa ou do veículo, priorize café e restaurantes já conhecidos e que contem com um ambiente propício à conversa.

5. Promessas não cumpridas: integridade como princípio

As conversas tendem a ser empolgantes e, dada a curiosidade natural dos jornalistas – sobretudo por conteúdo exclusivo –, o porta-voz pode acabar se comprometendo a entregar informações que não tem ou que não podem ser divulgadas, o que poderá gerar um desgaste no relacionamento. Evite compromissos impossíveis.

Estabelecer encontros de relacionamento eficazes é uma tarefa que demanda planejamento estratégico e execução cuidadosa. Ao seguir esses passos, as empresas podem fortalecer laços com a mídia, construir reputações sólidas e posicionar-se como fontes confiáveis e relevantes.

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