Os encontros com jornalistas são uma estratégia comum na assessoria de imprensa e servem para aproximar os porta-vozes de nomes estratégicos, de forma a transformá-los em fontes recorrentes. Estes momentos proporcionam a troca de informações relevantes e o aprofundamento de temas. Embora essas ocasiões tenham características mais informais do que entrevistas, por exemplo, é preciso tomar alguns cuidados!
Como realizar encontros eficazes: cinco passos cruciais
1. Preparação: mensagens claras e atualização constante
O porta-voz deve ter em mente as mensagens que deseja transmitir: sobre si, a organização que representa e os assuntos mais relevantes para o jornalista. As mensagens fundamentais devem estar na “ponta da língua”. Também é importante estar atualizado quanto aos temais mais quentes que podem ser abordados na conversa.
2. Apresentação: a relevância do porta-voz
O tempo é um bem escasso, então, antes de propor um almoço ou café com algum jornalista, a assessoria deve detalhar quem é o porta-voz, demonstrando porque é uma fonte valiosa para o jornalista em questão. Ou seja, contextualizar a relevância, destacando os pontos que tornam a fonte única e pertinente.
3. Escolha dos nomes: personalização estratégica
Nas redações, há profissionais com interesses diversos. Analise cuidadosamente o perfil do veículo e os interesses específicos do jornalista. Personalize os encontros selecionando aqueles que melhor se alinham ao contexto editorial.
4. Onde marcar: ambiente propício à conversa
O lugar do encontro precisa ser de fácil acesso ao jornalista, perto de casa ou da redação, e contar com uma boa estrutura e serviço. Caso não ocorra em local próprio, como o escritório da empresa ou do veículo, priorize café e restaurantes já conhecidos e que contem com um ambiente propício à conversa.
5. Promessas não cumpridas: integridade como princípio
As conversas tendem a ser empolgantes e, dada a curiosidade natural dos jornalistas – sobretudo por conteúdo exclusivo –, o porta-voz pode acabar se comprometendo a entregar informações que não tem ou que não podem ser divulgadas, o que poderá gerar um desgaste no relacionamento. Evite compromissos impossíveis.
Estabelecer encontros de relacionamento eficazes é uma tarefa que demanda planejamento estratégico e execução cuidadosa. Ao seguir esses passos, as empresas podem fortalecer laços com a mídia, construir reputações sólidas e posicionar-se como fontes confiáveis e relevantes.